Cultura organizacional e liderança: tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de gestão

Responda rápido: pra você, de 0 a 10, o quanto um líder impacta na disseminação da cultura de uma empresa?

Se você disse 10, significa que já sabe que liderança e cultura organizacional andam juntas. Afinal, um líder não apenas gerencia e delega demandas. Inspira, orienta e é o responsável por fazer toda a equipe abraçar o propósito da empresa.

Hoje você vai descobrir:

  • Qual a relação entre cultura organizacional e liderança
  • Qual o papel do líder no sucesso da cultura na empresa
  • Quais estratégias usar para a sua equipe abraçar a liderança e a cultura organizacional?

Lei até o final e você entenderá essa ligação. Boa leitura!

Assista também em nosso canal do Youtube o TS CAST “Cultura, Liderança e Gestão” para aprender tudo sobre o assunto.

Qual a relação entre liderança e cultura organizacional?

A cultura é criada através do compartilhamento de valores e percepções pelos membros do time. Nada mais é que um conjunto de palavras, gestos, vestimentas e relacionamentos. Tudo isso contribui para a formação de um padrão de cultura organizacional.

Para ser efetiva, é preciso ter um time de liderança alinhado, isso porque os líderes tem uma grande influência nas ações de todos os membros. Além disso, também são a base responsável pela disseminação da visão, missão, valores e propósitos.

É um processo que quanto mais os líderes estiverem alinhados e aprimorando a cultura, toda a equipe estará conectada e executando conforme os padrões estabelecidos.

Qual o papel do líder para o sucesso da cultura na empresa?

Os líderes são os responsáveis pela propagação da cultura e suas ações influenciam o ambiente, engajamento e atmosfera tanto do time quanto dos clientes. Portanto, são essenciais para o desempenho do time e construção de uma gestão saudável.

Para que isso aconteça de fato é preciso que os dirigentes tenham um estilo de liderança que ajudem a equipe evoluir que são:

  • Inteligência emocional: Tudo começa com autoconhecimento. Saber lidar com as suas próprias emoções fará com que o líder tenha postura para lidar com qualquer situação que sua equipe apresentar.
  • Mente aberta: Um líder precisa ter a mente aberta, saber ouvir e incluir sua equipe nas decisões a serem tomadas.
  • Empatia: Um líder precisa sempre se colocar no lugar do outro e estar aberto para enxergar o mundo com os olhos do outro.
  • Visão de futuro: Um líder deve saber tudo o que aconteceu no passado, precisa entender o atual contexto e prever ações que possam reverberar positivamente no futuro.
  • Compromisso com o crescimento da empresa e equipe: Ter o senso de dono é essencial para ser um líder de sucesso. Além disso é preciso enxergar os membros da equipe individualmente, com valores, sonhos e desejos que vão além de suas contribuições para a empresa.

Agora que você já sabe as características de um bom líder, veja agora algumas estratégias que você pode adotar.

Quais estratégias usar para sua equipe abraçar a liderança e a cultura organizacional?

1 – Seja claro e objetivo

A sua equipe terá maiores resultados se os líderes definirem quais são as expectativas da empresa para cada membro. Isso deixará claro quais são as responsabilidades de cada um e contribuirá para o bom funcionamento da organização. Ter um manual para os colaboradores podem ser um grande diferencial e fazer com que cada novo membro já entenda qual a cultura, valores, missão e visão da empresa e também o que os líderes esperam de cada um.

2. Líderes exemplares

A cultura de uma empresa é sustentada pelas ações, principalmente dos líderes, que podem inspirar, encorajar e até mesmo desmotivar uma equipe inteira caso não estejam alinhados com a cultura. Para ter uma equipe comprometida é preciso ser um exemplo. Procure trabalhar as fraquezas de cada líder para que sejam espelhos para todo o time.

3. Viva e trabalhe o propósito

Cada membro da equipe precisa entender no que ele é essencial e como pode contribuir na busca por resultados na empresa. Além de viver o propósito, é preciso comunicar o objetivo da organização e trabalhar para gerar clareza e conexão emocional.

Se a sua empresa deseja “fornecer uma experiência inesquecível para o cliente”, primeiro é preciso trabalhar o ambiente interno. Até porque como pessoas frustradas e desalinhadas podem proporcionar algo que nunca vivenciaram?

4. Seja incentivador de novas habilidades

A grande parte dos trabalhadores desejam se aperfeiçoar e crescer profissionalmente, por isso, aproveite essa oportunidade para fazer a diferença e proporcione as ferramentas necessárias para que a sua equipe cresça. Isso gerará ainda mais confiança e seu time estará cada vez mais enquadrado dentro da cultura organizacional da empresa.

Jamais esqueça de reforçar através de treinamentos a missão, visão e valores. Defina metas, expectativas, mostre o caminho e dê todo o suporte que precisarem ao longo do caminho.

CONCLUSÃO

Como você viu, a liderança e cultura organizacional devem ser claras, objetivas e acessíveis a todos. Sendo assim, as chances são maiores de gerar impacto em todo o time. E não se preocupe, tendo esses pontos bem definidos, o engajamento da equipe e produtividade serão melhoradas automaticamente.

Comece fazendo a diferença na vida dos líderes da sua equipe!

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